top of page

Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva

Mioma

Miomas são tumores benignos, ou seja, mioma não é câncer! E miomas são muito comuns, surgem por volta dos 30 anos de vida e podem ser diagnosticados em pacientes totalmente assintomáticas em exames de rotina. O diagnóstico de mioma não implica necessariamente em ter de fazer um tratamento, mas muitas mulheres se queixam de sangramento menstrual aumentado e cólicas menstruais, os miomas podem ser causa de infertilidade, dor pélvica crônica e até sintomas urinários quando são grandes e pressionam a bexiga. Estas pacientes sim precisam de uma ginecologista que avalie e entenda o seu caso e ajuste o tratamento às suas necessidades. 

A Dra Ivy Narde é especialista em cirurgia ginecológica minimamente invasiva e pode te ajudar a entender seu diagnóstico e escolher o melhor tratamento para o seu caso, seja ele cirúrgico ou clínico.

Agende uma consulta.

Mãos em apoio

Diagnóstico

Durante a consulta médica é importante detalhar o ciclo menstrual de cada paciente, seu histórico de saúde pessoal e familiar, para identificar o real impacto destes miomas na sua saúde e qual o melhor tratamento. 

Sala de Exames de Ressonância Magnética

Exames de imagem

A ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal são ferramentas muito importantes para detalhar o número, tamanho e posição de cada mioma, pois estes detalhes trazem informações preciosas para o entendimento do real impacto de cada nódulo nos sintomas da paciente e para a programação cirúrgica.

Sala de Exames de Ressonância Magnética
Mãos segurando comprimidos
Mãos segurando comprimidos

Tratamento clínico

A maioria das pacientes com mioma não necessita de cirurgia, podemos controlar os sintomas com contraceptivos e outras medicações que reduzem o sangramento e a dor. Indica-se a cirurgia a pacientes que não melhoram com tratamento clínico e pacientes com úteros muito volumosos, pelo risco de crescerem mais na gestação. Também se indica cirurgia quando as pacientes se queixam de sensação de bexiga sempre cheia, urinando com frequência aumentada. Isso se deve ao espaço que os miomas ocupam na pelve pressionando a bexiga. 

18365543239078096.webp

Tratamento cirúrgico

A cirurgia para tratamento de miomas visa a remoção de cada um dos nódulos em pacientes que desejam manter a fertilidade ou apenas preservar o útero. A retirada total do útero é indicada se a paciente não tiver intenção em engravidar no futuro, e também é comumente indicada por colegas que não tem habilidade em realizar a miomectomia, especialmente pela via laparoscópica.

A cirurgia realizada por laparoscopia é feita com incisões menores no abdome, o que proporciona uma melhor recuperação pós operatória, menos dor e melhor resultado estético

A Dra Ivy Narde é especialista em cirurgia ginecológica minimamente invasiva e opera pacientes com mioma por laparoscopia, tanto para retirada de úteros volumosos quanto para miomectomia, preservando a fertilidade.

18365543239078096.webp
Oração da Equipe Médica
Oração da Equipe Médica

Anestesia

A anestesia recomendada para todas as cirurgias por via laparoscópica é a anestesia geral. Em muitos casos associamos a anestesia raquidiana à anestesia geral para melhor controle de dor no pós-operatório. 

bottom of page