Dra. Ivy Narde - Ginecologia e Obstetrícia
CRM-SP 144.249 RQE 447731
São Paulo - Jd. das Perdizes
Av. Marquês de São Vicente, 2219, cj 314-316, Jardim das Perdizes, São Paulo.
Whatsapp: +55 11 3615-2474
Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva
Endometriose
A endometriose é uma doença que atinge mulheres em idade fértil e pode causar dor pélvica crônica, cólica menstrual, infertilidade e alterações intestinais no período menstrual, como constipação, dor e sangramento ao evacuar. As lesões de endometriose atingem principalmente órgãos pélvicos, como ovários, tubas uterinas, intestino grosso e bexiga, causando aderências entre esses órgãos e cistos com sangue (endometriomas). Quando estão presentes, os cistos são facilmente vistos à ultrassonografia de rotina, já as aderências são mais difíceis de serem identificadas. Por isso, é extremamente importante que sua ginecologista tenha um olhar atento e investigue toda queixa de dor pélvica crônica, pois o diagnóstico da endometriose só acontece quando sabemos o que estamos procurando, ou seja, só podemos fazer um diagnóstico adequado pedindo exames específicos. A Dra Ivy Narde é especialista em cirurgia ginecológica minimamente invasiva e pode te ajudar a entender seu diagnóstico e escolher o melhor tratamento para o seu caso, seja ele cirúrgico ou clínico. Agende uma consulta.
Não podemos normalizar a dor!

Diagnóstico
Durante a consulta médica é importante detalhar o ciclo menstrual de cada paciente, seu histórico de saúde pessoal e familiar, para identificar sintomas e sinais suspeitos de endometriose e fatores de risco.

Exames de imagem
A ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal são fundamentais para o diagnóstico desde que realizados com preparo intestinal adequado e com profissionais especializados em endometriose. O contraste endovenoso e gel vaginal usados na ressonância magnética são usados para melhorar a definição das imagens, o que aumenta seu poder diagnóstico. Se você não tiver alergia, não recuse essas etapas.



Tratamento clínico
A endometriose é uma doença que se apresenta de maneira diversas, com graus de gravidade variados e para cada situação um tratamento será indicado. Por isso, é muito importante o papel da ginecologista cirurgiã em saber a hora certa de indicar a cirurgia. Há muitas situações em que o tratamento clínico pode ser realizado com segurança.

Tratamento cirúrgico
A cirurgia para tratamento de endometriose deve ser feita preferencialmente pela via laparoscópica, ou seja, com tecnologia de ponta para retirada de todas com maior precisão, rapidez e incisões menores no abdome. Esta técnica proporciona uma cirurgia mais eficaz em eliminar os focos de endometriose, melhor recuperação pós operatória, menor risco de complicações, menos dor e melhor resultado estético. A Dra Ivy Narde é especialista em cirurgia ginecológica minimamente invasiva e opera pacientes com endometriose por laparoscopia.



Equipe multidisciplinar
Ao acometer órgãos de diferentes sistemas do nosso corpo, reprodutivo, digestivo e urinário, diferentes médicos especialistas podem ser necessários para tratar uma única paciente. Na maioria dos casos, operamos em conjunto com especialista em cirurgia gastro-intestinal, e por muitas vezes a avalição pré e pós-operatória com especialista se faz necessária. A escolha da equipe cirúrgica é responsabilidade da cirurgiã principal e a Dra Ivy Narde tem orgulho de estar acompanhada dos melhores!

Anestesia
A anestesia recomendada para todas as cirurgias por via laparoscópica é a anestesia geral. Em muitos casos associamos a anestesia raquidiana à anestesia geral para melhor controle de dor no pós-operatório.

