top of page

Ginecologia Endócrina

Climatério

Climatério é a fase da vida em que a mulher deixa de ser fértil e enfrenta mudanças no seu corpo devido à oscilação hormonal e adaptação à uma nova fase. O climatério se inicia a partir do surgimento dos primeiros sintomas, que podem ser calores, alteração do humor, alteração do sono, ressecamento da pele, cabelos e mucosa vaginal, queixas relacionadas à memória, ciclo menstrual irregular, entre outras. A síndrome climatérica é o conjunto destes sintomas que visamos tratar para melhora da qualidade de vida e saúde da mulher. A menopausa é o termo usado para definir a última menstruação da vida de uma mulher, mas muitas vezes você irá encontrar textos que usam "menopausa" como sinônimo de "síndrome climatérica" ou "climatério" (e tá tudo bem!).

Mãos em apoio

Diagnóstico

O diagnóstico da síndrome climatérica não deve se ater apenas às dosagens hormonais. É necessária uma escuta atenta a todas as mudanças de vida que ocorrem nesta fase pois, além dos famosos fogachos, existem sintomas como mudanças de humor ou comportamento que afetam o convívio social. São detalhes que só são possíveis de se captar quando a consulta médica envolve acolhimento e atenção.

Sala de Exames de Ressonância Magnética

Exames laboratoriais

As dosagens hormonais e outros exames de sangue são importantes para exclusão de outras patologias mas não devem ser usadas como régua para saber se a reposição está sendo efetiva ou não. 

A Dra Ivy Narde segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Climatério e Menopausa, e não realiza dosagem rotineira de testosterona na Síndrome Climatérica. Onde a ciência é um norte, não há espaço para achismo e charlatanismo. 

Tubos de ensaio médicos
Mãos segurando comprimidos
Mãos segurando comprimidos

Reposição Hormonal

A reposição hormonal realizada de forma racional e baseada em evidência científica é segura e deve ser oferecida às pacientes que não apresentam contraindicações a seu uso. A paciente que optar por realizar o tratamento deve ser avaliada regularmente e as doses das medicações ajustadas ao mínimo necessário para garantir a melhora da qualidade de vida. A reposição hormonal pode ter benefícios estéticos mas este não deve ser o objetivo nem o fiel da balança. 

bottom of page